» HOMEPAGE   » MAPA DO SITE   » INGLÊS
Bem vindo, hoje é Quinta-Feira, dia 23 de Novembro de 2017


Nome:

Email:

Coloque seu email e nome acima para se registar na nossa mailing list.






Exposição

O LAMTec possui um espaço dedicado sobretudo à divulgação das energias renováveis (fig.1 e 2), onde estão patentes equipamentos de demonstração, com especial ênfase para os de produção e utilização do hidrogénio como combustível.

Fig.1 – Entrada principal do Parque TecnológicoFig.2 – Área central da exposição

Destes equipamentos de demonstração, destacam-se os eletrolisadores e as pilhas de combustível (fig.3). Também existe em exposição um grelhador a hidrogénio, e um motor que pode funcionar a hidrogénio em vez de gasolina, exemplificando algumas das potencialidades deste combustível limpo.

Fig.3a) – Electrolisador, reservatório de armazenamento de hidrogénio e pilha de combustívelFig.3b) – Pormenor sobre a pilha de combustível


Fig.4 – Bancada do biodiesel


Fig.5 – Painel solar e aeroturbina

Na área da exposição também se fornece informação específica sobre a produção de biodiesel, existindo um expositor exclusivamente dedicado a este biocombustível. Aí podemos observar as diferentes diluições possíveis entre o biodiesel e o diesel mineral (fig.4).

Outras energias renováveis também foram contempladas, como a solar e a eólica. Existe em exposição um painel solar e uma aeroturbina (fig.5).
Também se pode apreciar a produção de energia eléctrica pela aeroturbina exterior, de 1kW de potência. Essa energia é armazenada no banco de baterias instalado na exposição.

O Parque Tecnológico também possui algumas experiências didácticas com o intuito de criar alguns momentos de interacção entre o visitante e a própria exposição.
Enfim, o Parque Tecnológico tem como grande finalidade a divulgação das energias renováveis, promovendo a educação e a formação dos visitantes no âmbito dessa temática. Além disso, pretende estimular o gosto pela investigação na procura de soluções tecnológicas que conduzam a um desenvolvimento sustentado.